vira-lata - определение. Что такое vira-lata
Diclib.com
Словарь ChatGPT
Введите слово или словосочетание на любом языке 👆
Язык:

Перевод и анализ слов искусственным интеллектом ChatGPT

На этой странице Вы можете получить подробный анализ слова или словосочетания, произведенный с помощью лучшей на сегодняшний день технологии искусственного интеллекта:

  • как употребляется слово
  • частота употребления
  • используется оно чаще в устной или письменной речи
  • варианты перевода слова
  • примеры употребления (несколько фраз с переводом)
  • этимология

Что (кто) такое vira-lata - определение

DESIGNAÇÃO POPULARMENTE DADA AOS CÃES E GATOS MESTIÇOS OU SEM RAÇA CLARAMENTE DEFINIDA
Rafeiro; Vira Lata; Vira-latas; Vira lata; Vira-Lata; Rafeira; Guapeca; SRD; Sem raça definida
  • Vira-lata caramelo em [[Palmeiras de Goiás]]
  • Uma cadela vira-lata em Maranguape, Ceará.
  • Exemplo de vira lata sem traço de nenhuma raça conhecida.

vira-lata         
sm (virar+lata) Cão ordinário, sem dono, solto nas ruas, que se alimenta dos restos de comida que encontra nas latas de lixo
Pl: vira-latas.
Vira-lata         
é a denominação dada aos cães ou gatos sem raça definida, SRD (Sem Raça Definida), sendo CRAND (Cão de RAça Não Definida) e GRAND (Gato de RAça Não Definida), como são geralmente referenciados em textos veterinários. Em algumas regiões do Brasil também são conhecidos como pé-duro, guaipeca, bajariva, totó e cusco.
O Vira-Lata         
Revista Vira-Lata
O Vira-lata foi uma revista idealizada pelo médico Drauzio Varella com o objetivo da conscientização e prevenção da AIDS. Sua circulação era restrita ao complexo penitenciário da Casa de Detenção de São Paulo (conhecido popularmente como Carandiru).

Википедия

Vira-lata

Vira-lata (português brasileiro) ou rafeiro (português europeu) é a denominação dada aos cães ou gatos sem raça definida, SRD (Sem Raça Definida), sendo CRAND (Cão de RAça Não Definida) e GRAND (Gato de RAça Não Definida), como são geralmente referenciados em textos veterinários. Em algumas regiões do Brasil também são conhecidos como pé-duro, guaipeca, bajariva, totó e cusco.

O termo vira-lata deriva do fato de muitos desses animais, se abandonados, serem comumente vistos andando famintos pelas ruas revirando latas de residuos em procura de algum tipo de alimento.

Geralmente os cães e gatos considerados sem raça definida são mestiços, descendentes da combinação entre animais de diferentes raças.

Segundo um levantamento realizado pelo Instituto Qualibest, em 2017, os cães sem raça definida correspondem a 41% do total de cachorros de estimação – isso mesmo sendo quase impossível saber quais raças deram origem a eles.

Os SRD (CRAND/ GRAND) por outro lado, são todos os cães e gatos que não têm origem definidas em um pedigree, que é um certificado emitido por entidades oficiais atestando a ascendência do animal. Os cachorros mestiços (combinação de duas raças), ou mesmo aqueles que se parecem muito com determinada raça, mas não possuem certificação, também podem ser classificados como SRD. Para obter um pedigree, o animal tem que ter pais com o mesmo certificado, ou seja, da mesma raça. Entidades certificadoras exigem verificação de ninhada e mais recentemente a aplicação de microchips por veterinários. O animal pode ter a aparência de um cão de raça mas só o certificado atesta. Hoje, com o avanço dos exames de DNA, provavelmente há possibilidade de se definir se um cão é de uma determinada raça ou não, mas são exames ainda caros. Se houver qualquer mistura de raça (incluindo a cruza de dois animais de raça ou um de raça e um vira-lata) esse animal já será considerado um SRD.